Serviço de Inspeção Municipal

Serviço de Inspeção Municipal se tornou referência para várias cidades do país, que tem visitado o município pra conhecer como funciona o serviço.

 

Programa de Aquisição de Alimentos

Programa de Aquisição de Alimentos beneficia mais de 90 entidades com a doação de alimentos adquiridos de pequenos produtores rurais.

 

Estradas Vicinais

Recuperação de estradas vicinais garantindo mais segurança e comodidade aos moradores da zona rural.

 

Feiras

Implantação das Feiras nos Bairros Pequis e Monte Hebron.

Realização da Feira Agroecológica no Parque do Sabiá todas as terças-feiras com produtos cultivados com técnicas naturais que respeitam a conservação e a recuperação do meio ambiente.

Reabertura da Feira de Produtos Rurais na Praça Cívica entre o Centro Administrativo e a Câmara Municipal.

 

Programa NovoAgro

Criação do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – NovoAgro (Lei Municipal 12.996/2018, de autoria do prefeito Odelmo Leão) com o objetivo de transformar atuações já existentes no campo em atividades comerciais de alta sustentabilidade.

 

Criação do Espaço Gastronômico Rural

Estruturação da Horta Educativa no Camaru com realização de visitas dirigidas de 3800 alunos de escolas do município, apresentando conhecimentos sobre produção vegetal, piscicultura, utilização racional de insumos e alimentação saudável.

 

Programa de Aquicultura

Nova Lei Municipal 12.882/2018, de autoria do prefeito Odelmo Leão, dispõe, define e disciplina o Programa de Aquicultura em Uberlândia. A proposta visa atingir o desenvolvimento sustentável da aquicultura como fonte de alimentação, emprego, renda e lazer, de uma forma respeitosa ao meio ambiente e à biodiversidade. Por meio de uma série de diretrizes que ordenam a atividade no município, é possível fomentar o setor e propiciar melhorias para as condições de atuação dos produtores. Faz parte do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – NovoAgro.

 

Agroindústria Rural de Pequeno Porte

Nova Lei Municipal 12.905/2018, de autoria do prefeito Odelmo Leão, habilita o setor de agroindústria rural de pequeno porte em Uberlândia. Na prática, a ação incentiva, regulamenta e fomenta a atividade na região, além de assegurar a qualidade das mercadorias produzidas. Faz parte das diretrizes do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais – NovoAgro.

 

Projeto Horas Sustentáveis

Implantação do Projeto Horas Sustentáveis. O projeto percorre unidades de ensino ao longo de todo o ano para auxiliar alunos a cultivarem hortas nas escolas, com o objetivo de valorizar a produção rural, o consumo de alimentos saudáveis produzidos com insumos orgânicos e o respeito ao meio ambiente.

 

Encontro de Produtores de Queijo Artesanal do Triângulo

Realização do 1º Encontro de Produtores de Queijo Artesanal do Triângulo, no Camaru, durante da Femec 2018, com o objetivo de fomentar a produção regional.

 

Piscicultura

Realização do Curso de Piscicultura no Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf), em parceria com o Senar/Minas, para estimular conhecimentos teóricos e práticos sobre o cultivo de peixes em tanques escavados.

Organização da cadeia de produção municipal com a aproximação dos produtores e ações, incluindo atendimentos técnicos, para fomento da produção e do consumo de pescados.

 

Capacitação

Capacitação da equipe de Médicos Veterinários no I Simpósio de Higiene e Controle de Qualidade de Produtos de Origem Animal – UFU.

 

Patrulha Mecanizada

Aquisição de uma Patrulha Mecanizada, composta de trator, carreta e grade, fruto de doação do Estado de Minas Gerais, através de emenda parlamentar.

 

Georreferenciamento Rural

Conclusão do Georreferenciamento com imagens de alta precisão na zona rural permitindo o mapeamento, diagnóstico e desenvolvimento de ações em benefício dos produtores rurais.

 

Programa de Silagem

Implantação do Programa de Silagem. A ação é voltada a pequenos produtores rurais que não dispõem do próprio equipamento da ensiladeira, com um preço mais acessível e maior qualidade no produto, além do fornecimento de acompanhamento técnico desde a escolha da área de lavoura até a disponibilização da mão de obra para as operações. Em 2019, foram adquiridas novas máquinas agrícolas, sendo três ensiladeiras e dois vagões basculantes, com capacidade de oito m³ cada.

 

Distritos

Renovação do convênio com os Correios para entrega de correspondências e encomendas aos moradores dos Distritos de Tapuirama, Miraporanga, Martinésia e Cruzeiro dos Peixotos e também comunidades do entorno

Assistência Oftalmológica aos alunos da Escola Municipal Antonino Martins da Silva, localizada no Distrito de Martinésia. Por meio de uma parceria com empresas, a Prefeitura de Uberlândia levou os estudantes com sintomas de baixa visão para uma clínica especializada, onde foram submetidos a exames detalhados, os resultados encaminhados para uma ótica, que fez a doação dos óculos.

 

Feira do Queijo e Mel

Realização da Primeira Feira do Queijo e Mel do Triângulo Mineiro no Uberlândia Shopping em 2018, com degustação e comercialização dos produtos tipicamente regionais, fomentando e agregando valor à agroindústria de pequeno porte.

 

Sistema de Aquaponia

Implantação do Sistema de Aquaponia, uma tecnologia que permite o uso inteligente e sustentável da água para a criação de peixes e, ao mesmo tempo, cultivo de hortaliças. O sistema de aquaponia familiar fica montado na sede da Ferub, aberto para visitação de produtores rurais e demais cidadãos interessados em implementar a ferramenta.

 

Projeto Cardume

Criação do Projeto Cardume no Aquário Municipal, que promove visitas guiadas com o objetivo de levar orientações sobre ecologia, preservação dos recursos hídricos e piscicultura aos estudantes. O projeto também realiza a montagem de aquários itinerantes em escolas do município com o objetivo de aproximar a escola da piscicultura.

 

Peixamento

Para contribuir com a biodiversidade da bacia hidrográfica da região, foi realizada a soltura de 12 mil peixes nos rios Araguari e Tijuco. A iniciativa ambiental visa à preservação dos ecossistemas naturais dos dois cursos d’água. O ‘peixamento’, como é conhecida popularmente o trabalho, proporciona uma série de ganhos à biodiversidade aquática da região e visa aumentar a população da espécie nativa pacu-caranha (Piaractusmesopotamicus). Alunos do ensino fundamental de escolas municipais participam simbolicamente da soltura dos peixes, conhecendo a importância ambiental do processo.

 

Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar

Reestruturação e reativação do laboratório de reprodução de peixes do Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf), que estava com as atividades suspensas desde 2016. Foi revitalizado o maquinário, que incluiu a completa higienização e a montagem de 14 incubadoras de até 220 litros, além da adequação e utilização dos 33 tanques de produção de peixes na área de 7 hectares.

 

Agroecologia

Acompanhamento técnico, participação em mutirões e organização do sistema produtivo de 32 produtores agroecológicos do município, responsáveis pelo cultivo de cerca de 190 variedades de alimentos.

 

Avicultura caipira

Acompanhamento técnico e organização dos produtores do município com o objetivo na adequação dos sistemas produtivos e legalização dos produtos para o mercado consumidor.

 

Aquário Municipal

Reforma e melhorias do Aquário Municipal, com pintura, readequação do sistema de iluminação e nova estrutura de oxigenação.