O sétimo EcoPonto de Uberlândia, foi inaugurado no dia 23 de abril no bairro Morumbi. Apresentando como exemplo em debate internacional sobre gerenciamento de resíduos promovido pela Globo News, o Ecoponto, inaugurado em 2009 em Uberlândia, ganhou agora a sétima unidade na cidade. As outras seis unidades estão localizadas nos bairros Daniel Fonseca, Luizote de Freitas, São Jorge, Santa Rosa, Guarani e Roosevelt.
O Ecoponto é uma área destinada a receber materiais recicláveis, resíduos de construção civil e podas de árvores. Os EcoPontos são ecologicamente corretos e juntam-se a outros programas também criados pela atual administração, como o Coleta Seletiva e Cata-Trecos. Até o final deste ano, a previsão é construir mais duas unidades, uma no bairro São Lucas e outra no Tocantins.
O Ecoponto foi criado para facilitar o recebimento do entulho. Ao chegar ao local, materiais como metais, madeiras e podas são retirados. Os materiais recicláveis são separados e recolhidos pela ARCA – Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos – para triagem. O entulho de construção é levado para a cobertura do aterro sanitário para compactação do lixo orgânico, o que evita a retirada de mais material da natureza para esse fim.